Muitas pessoas me perguntam porque seus artigos, publicações, conteúdos em geral não estão recebendo visitas e/ou interatividade, sendo que os mesmos leem que estamos na onda do Inbound Marketing, e reclamam não é tão fácil assim.
Sempre explico que não é tão simples assim, não é só criar o artigo pro seu blog e abandonar lá. O Inboud Marketing é muito mais do que isso. Primeiramente seu site/blog precisa estar com o SEO dele atualizado. Depois o conteúdo dos artigos precisam ser relevantes e informativos. E por fim, entra a estratégia nas redes sociais.
Mas sempre essa explicação ainda não é suficiente. Então eu decidi pesquisar os principais motivos de que a maioria dos conteúdos não recebem tráfego orgânico das pesquisas realizadas no Google.
Então fui atrás da Ahrefs, uma das maiores e melhores ferramentas de relatórios e comparativos no requisito “porque meus artigos não aparecem nas buscas e porque meus concorrentes estão obtendo classificações tão altas”.
E isso não é um artigo patrocinado.
Foi ai que descobri que, de acordo com uma pesquisa recente da Ahrefs, cerca de 91% do conteúdo on-line não recebe tráfego orgânico da pesquisa do Google.
O relatório foi baseado em uma análise de mais de 920 milhões de páginas da web. Os pesquisadores usaram o Content Explorer Tool da Ahrefs para determinar quantas dessas páginas recebem visitas orgânicas do Google e por que não estão recebendo tráfego de pesquisa.
Cerca de 90,88% das páginas da web examinadas não recebem tráfego de pesquisa do Google a cada mês e 4,5% recebem menos de 10 visitas do Google por mês.
Somente 0,30% das páginas da web examinadas recebem mais de 1.000 visitas da pesquisa do Google por mês.
No entanto, os backlinks não são a única causa. Muitas páginas estão vinculadas por 10 ou mais domínios de referência, mas ainda não recebem tráfego orgânico da pesquisa do Google, segundo a análise.
No entanto, os backlinks não são a única causa. Muitas páginas estão vinculadas por 10 ou mais domínios de referência, mas ainda não recebem tráfego orgânico da pesquisa do Google, segundo a análise.
Depois de revisar manualmente algumas dessas páginas com alguns backlinks, mas sem tráfego de pesquisa, os pesquisadores notaram duas tendências: muitos usam táticas de Link Building que podem ser penalizadas pelo Google e / ou patrocinam tópicos com baixo volume de pesquisa do Google.