Nos últimos anos o formato padrão de trabalhar tem saído do clássico escritório/empresa. Muitos profissionais buscaram uma forma diferente de trabalhar e alcançar seus objetivos, como coworkings (escritórios compartilhados), cafés, praças de alimentações e home offices (escritórios em casa). Se você se identifica com essa última forma, leia esse texto.
Lembrando que isso são apenas dicas, e que cada pessoa, segundo Clóvis de Barros Filho, tem sua “potência de agir” diferente uma da outra. Então não leve o texto abaixo como regra e sim como ideias e sugestões.
Trabalhar em casa sempre foi uma tarefa exigente, o excesso de liberdade, ambiente confortável e o alcance de fácil entretenimento podem dificultar seu rendimento, mas mesmo assim, sempre foi desejada e apreciada por muitos por causa da pressão que o mercado de trabalho e seus empregadores, colocam em cima dos funcionários.
Mas, para que isso funcione você precisa de uma extrema organização, rotina, responsabilidade e mais do que tudo, vontade que isso dê certo. Montar seu horário de expediente, definir um padrão de tarefas, uma metodologia de atividade, julgar quanto tempo cada tarefa necessita, saber dar pausas e controlar vontades de procrastinar são alguns dos itens mais requeridos para que seu trabalho em home office seja perfeitamente executado.
Horário de Trabalho
Conhecer seu corpo e mente, que horas você deve dormir e acordar, qual o seu horário mais produtivo é muito importante para definir qual será seu horário fixo de trabalho. Fixo é um termo importante, pois trabalhar em home office, requer que você tenha essa disponibilidade e rotina para ser mais produtivo.
Conheça também seus limites. Trabalhar por muito tempo pode prejudicar sua saúde física e mental, afetando seu estresse, reflexo, criatividade e bem-estar.
Prioridade de Tarefas
Iniciar o dia lendo e-mails, assistindo TV ou lendo jornal, não seria indicado para pessoas que têm o humor facilmente influenciado por esses meios. Comece seu trabalho analisando como foi seu dia anterior, definindo suas novas tarefas e priorizando as mais difíceis, pois assim, quando estiver acabando sua rotina de trabalho, você executará as tarefas mais fáceis com menos esforço, uma vez que você estará mais cansado e com menos criatividade.
Metodologia de Trabalho
Hoje, muitas empresas e profissionais adotam diferentes formas de organizar suas tarefas pendentes, tempos de execução e feedbacks de clientes.
Eu, por exemplo, utilizo algumas ferramentas onlines para organizar meu desenvolvimento e marketing de meus projetos, como o Trello (organizador de tarefas e prioridades), o MindMeister (mapas e organogramas) e o Buffer (gerenciamento de social media).
Controle de Pausas
Está cada vez mais difícil focar no trabalho em casa com tantas redes sociais, informações surgindo de todos os meios de comunicação e conforto de fácil acesso. Assim, para quem trabalha em home office, é importante definir momentos de distração que não atrapalhem o seu rendimento.
Uma ótima técnica (e existem inúmeras outras) é a do Pomodoro. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5 a 15 minutos. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. Existem inúmeras ferramentas que ajudam a controlar essa técnica, um exemplo é o Tomatoid: https://www.tomatoid.com/pomodoro.
Organização do Ambiente
Muitos profissionais conseguem trabalhar de qualquer forma, sentados, em pé, no sofá, numa cafeteria, no shopping, mas outros dependem de silêncio e de ferramentas ao alcance das mãos.
Não importa onde você trabalhe, desde que você mantenha seu ambiente de trabalho sempre organizado. Torne a organização uma tarefa diária, que você faça antes de iniciar o trabalho ou depois que finalizar, assim começando o próximo dia sem essa preocupação.
Atualmente qualquer profissional pode trabalhar em casa, desde um vendedor, pesquisador, programador, designer, entre outros, o formato do home office varia bastante e seria inconveniente definir uma forma correta disso ser feito. Então, monte seu próprio ambiente para se sentir confortável e produtivo.
Conclusão
Como diz em um dos artigos de referência: “Home office não é para todo mundo e não é um mar de rosas, mas é o melhor lugar do mundo para trabalhar”. Fique ciente disso, tente se ajustar e determine o que é mais adequado para você.
[…] Se você trabalha em home-office, também pode gostar de ver nosso artigo sobre como organizar seu home-office. […]