O que são APIs? E para que servem?

Se você ainda não sabe o que é uma API de integração, pode ser que você esteja ficando para trás. Ou pode ser que você já esteja utilizando esse tipo de tecnologia e nem tenha percebido.

Uma API (Applications Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, em português) é um conjunto de funções, comandos, objetos e protocolos que programadores utilizam para desenvolver softwares e/ou interagir com sistemas externos. A mesma fornece aos desenvolvedores, ferramentas para executar operações comuns para que não precisem escrever um código do zero.

Resumindo, as APIs intermedeiam a comunicação entre dois sistemas ou plataformas. Semelhante a um intérprete, que viabiliza a comunicação entre pessoas que não falam um mesmo idioma, as APIs possibilitam a troca de dados entre sistemas distintos, permitindo sua integração e funcionamento. Tudo isso possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos.

Por que usar API?

O uso de APIs habilita uma série de vantagens, como adicionar diferentes funções a sites e aplicativos. Dessa forma, é possível oferecer novos serviços e melhores os já existentes.

Utilizando uma API de pagamento, por exemplo, você oferece diversas modalidades de pagamento e mais segurança a seus clientes, evitando fraudes e problemas nas transações.

Como Funciona

As APIs funcionam através da comunicação entre diversos códigos, definindo assim comportamentos específicos de determinados objetos em uma interface.

Geralmente uma API tem 4 funções básicas:

  • GET (Para consultas simples no código alvo).
  • POST (Informando algumas informações, é utilizando para pesquisas, cadastros, entre outras ações).
  • PUT (Com novas informações, normalmente é usado para atualizar registros)
  • DELETE (Para excluir/desativar registros)

Usando uma analogia para explicar, imagine que você está em um restaurante e gostaria de fazer um pedido, assim seu primeiro contato será com o garçom para consultar o cardápio. Depois de escolher, você irá perguntar ao garçom a disponibilidade do seu pedido. Assim, ele precisará ir até a cozinha checar a com os responsáveis. Feita a consulta, ele retorna até você para confirmar o pedido.

Mesmo explicando da melhor forma, as APIs são tão diversas e complexas que, para entender melhor, o ideal é começar com um exemplo básico e real. Uma das APIs mais comuns é a do Google Maps. Ela está presente em diversos sites que você navega e pode visualizar um mapa com a localização da empresa, pontos de referências, etc.

Vantagens

A importância das APIs se estende além dos benefícios a empresa e desenvolvedores, onde os mesmos podem pular etapas burocráticas e processos desnecessariamente complexos. Mais que poupar tempo e dinheiro, são elas que promovem a experiência de conectividade, assimilando e mediando o compartilhamento de informações entre sistemas.

Segurança

A forma de como as APIs proporcionam uma comunicação, proporciona uma troca de informações de forma muito segura.

Isso porque elas criam uma espécie de portão, na qual apenas conjuntos específicos de informações, definidos pela empresa proprietária da aplicação, estarão disponíveis.

Redução no Volume de Dados

As APIs são capazes de fazer integrações de forma específica, vinculando apenas um tipo de informação, restringindo o acesso quanto a outras. Isso pode significar uma otimização de performance de plataforma.

Possibilidade de Auditar Acessos

Com uma API, você pode registrar quem acessou, quando, de onde e o que consultou. Um gateway de API te dá a possibilidade de ter uma perspectiva detalhada quanto ao fluxo de dados operando através dele.

Conclusão

Então o que é uma “API”? Geralmente se descreve qualquer tipo de interface de conectividade genérica para uma aplicação. No entanto, ultimamente as APIs assumiram algumas características:

  • As APIs aderiram a padrões (geralmente HTTP e REST) que são amigáveis ​​ao desenvolvedor, facilmente acessíveis e compreendidos pelo mesmo.
  • Elas são tratadas mais como produtos do que como código de integração. As APIs são projetadas para o consumo de públicos-alvo específicos (por exemplo, desenvolvedores de dispositivos móveis), estão documentadas e são versionadas de forma que os usuários possam ter certas expectativas de manutenção e ciclo de vida.
  • Por serem muito mais padronizadas, as APIs têm uma disciplina muito mais forte em segurança e governança, além de serem monitorados e gerenciadas para desempenho e escala.

2 comentários

  1. […] A integração de sistemas representa um conjunto de processos destinados a conectar diferentes sistemas de software, viabilizando a troca eficiente e eficaz de informações. Esse processo pode envolver a criação de interfaces entre sistemas diversos, a utilização de middleware para conectar aplicações ou a implementação de integrações baseadas em API (Application Programming Interface). […]

Os comentários estão encerrados.