Técnica Pomodoro — Produza mais em menos tempo

Você é organizado com seu tempo? Você sabe separar suas tarefas dos seus hobbies? Você sabe separar suas metas do seu sofá? Se não, talvez você precise aprender uma técnica chamada: Pomodoro.

Vamos falar um pouco sobre essa magnifica técnica de controle de atenção, onde muitos profissionais que trabalham em home-office, coworkings e outros modelos de ambiente utilizam para controlar suas tarefas e otimizar seu rendimento, para trabalhar mais em menos tempo.

“A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica deriva seu nome da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao popular cronômetro gastronômico na forma dessa fruta.”

Wikipédia

Mas então como aplicar a técnica Pomodoro?

A técnica consiste em usar um cronômetro para dividir seu tempo em períodos de 25 minutos com pequenas pausas entre eles, simples assim.

Veja como essa prática é fácil:

  1. Separe 10 minutos do seu tempo inicial e faça uma lista de tarefas que precisam ser feitas e determine quanto tempo estimado que você precisa para efetuar cada uma delas. Organização e estimativas realistas são a chave para ser produtivo.
  2. O ideal é colocar uma tarefa para cada pomodoro, mas se forem tarefas rápidas, você pode colocar mais que uma.
  3. Configure o cronômetro para 25 minutos e comece a tarefa. Foque toda sua atenção para essa tarefa e qualquer distração que venha te atrapalhar, anote-a para fazer nos intervalos. Não olhe e-mails, redes sociais, coloque seu telefone no “Não Perturbe” e desligue a TV.
  4. Após acabar os 25 minutos, dê uma pausa de 5 minutos. Levante da cadeira, estique as pernas, beba aguá, confira suas redes sociais, etc. Liberte sua mente da tarefa que acabou de fazer.
  5. Depois da pausa de 5 minutos, reconfigure o cronômetro para 25 minutos novamente e comece outra tarefa.
  6. Após 4 pomodoros (2 horas), faça uma longa pausa, de 15 a 30 minutos. Esse processo vai fazer sua mente e corpo descansarem e você voltará a realizar a suas tarefas mais ativo.
  7. No inicio de cada sessão, selecione uma tarefa para trabalhar e concentrar toda sua energia e atenção nessa sessão.

A ideia dessa técnica é melhorar sua produtividade e sua experiência com bons hábitos. Abaixo algumas melhorias que essa técnica vai trazer em sua vida profissional:

  • Aumentar a produtividade;
  • Maior quantidade e melhor qualidade do seu trabalho; Melhor gestão do seu tempo;
  • Foco e motivação reforçados;
  • A capacidade de permanecer ativo durante todo seu dia de trabalho;
  • Diminuir suas distrações;

Se você trabalha em home-office, também pode gostar de ver nosso artigo sobre como organizar seu home-office.

E você precisa dessa técnica?

Se você se identifica com alguma das seguintes frases abaixo, não tenha dúvidas que você se encaixará bem com a técnica Pomodoro:

  • Não há tempo suficiente no dia de trabalho;
  • Muitas distrações no seu ambiente;
  • Luta para terminar qualquer tarefa;
  • Sentido-se cansado e sem inspiração;
  • Não consegue equilibrar trabalho e vida;

Está cada vez mais difícil focar no trabalho com tantas redes sociais, informações surgindo de todos os meios de comunicação e conforto de fácil acesso. Assim, para quem trabalha com muitas tarefas, é importante definir momentos de distração que não atrapalhem o seu rendimento.

“Nenhuma técnica é definitiva, porque cada um é cada um. Só você sabe como funciona o seu processo de trabalho. A regra de ouro é: não há regras. Altere tudo que for necessário, defina novas regras, faça o que for preciso para alcançar seus objetivos.”

Ramon Kayo

Ferramentas excelentes para essa técnica

Abaixo algumas ferramentas online para gerenciar suas sessões de pomodoro:

Conclusão

A técnica Pomodoro é tão simples que algumas pessoas acham engraçado como nunca utilizaram essa ferramenta.

Enfim, a técnica Pomodoro é uma maneira eficaz de alcançar um equilíbrio entre quantidade e qualidade, e tudo o que você precisa fazer é se concentrar por 25 minutos de cada vez.