Mais e mais pequenas empresas locais estão usando páginas de perfil em redes sociais, em vez de websites, como a principal via de suas operações. Abaixo vou tentar explicar por que essa ideia não é tão boa quanto parece.
Mas primeiramente, por que ainda estamos tendo essa discussão? Porque pesquisas realizadas no final de 2018 mostram um número surpreendente de empresas que ainda não possuem um site.
Para ser mais especifico, uma pesquisa da Capital One com 400 pequenas empresas, descobriu que apenas 56% tem um website institucional da empresa. E apenas 53% dos mesmos foram otimizados para dispositivos móveis. Em outras palavras, menos de 30% das empresa pesquisadas tinham um site otimizado para celular.
Você precisa entender que um website é o ativo de marketing principal, principalmente porque vivemos numa era digital gigantesca.
Os brasileiros passam em média 24 horas online por semana e estão em seus dispositivos móveis por até cinco horas por dia. Hoje em dia, os consumidores tendem a esperar que as empresas tenham presença online (incluindo um site) e consideram a empresa que não possui como “menos profissional”.
Pesquisas Online
Um dos pontos fortes de ter um site empresarial é estar onde seus consumidores estão na hora da necessidade. Há uma razão pela qual muitas empresas investem em um site com otimização de mecanismo de busca (SEO): 97% das pessoas pesquisam online para encontrar uma empresa local e 93% das experiências iniciais começam com um mecanismo de busca. Você acreditando ou não, existem 3,5 bilhões de pesquisas no Google por dia, e nesse exato momento, tem alguém na sua cidade/estado procurando pelo seu serviço especifico.
De acordo com um relatório de 2017 da LSA (Local Search Association), 63% dos consumidores usam principalmente o site de uma empresa para encontrar e se relacionar com a mesma. Isso é uma grande parcela. Outro motivo interessante é uma pesquisa da YellowPages que constatou que, em média, os consumidores usam aproximadamente três fontes antes de tomar uma decisão de compra individual, e 30% retiram um negócio automaticamente de consideração se o mesmo não tiver um website.
Quer mais um motivo? Provavelmente possui um segmento de consumidores que tem tempo somente a noite ou pela manhã para conhecer seu negócio. Horários que sua empresa/loja está fechada. É nisso que um site entra e ajuda te ajuda. Mantém sua empresa acessível 24 horas.
Design do Site Empresarial
Não ter um site faz com que os consumidores confiem menos na sua empresa, isso já foi falado, porém, se você tiver um site com design ruim, ele não ajudará em nada.
75% dos consumidores admitem fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa com base no design do site da empresa.
Você tem 10 segundos para deixar uma impressão boa nos visitantes e dizer a eles o que os mesmos obterão com o seu site e empresa. Após esse tempo (e muitas vezes antes), eles vão embora.
Alcance das Mídias Sociais Diminuindo
Então você acha que não precisa de um site porque está no Facebook.
Fique sabendo que está ficando cada vez mais difícil para as empresas se conectarem com os usuário na plataforma. Nos últimos anos, o algoritmo do Facebook/Instagram foi sendo atualizado, e o alcance orgânico de ambas as plataforma despencou, caindo mais do que já era.
Embora as mídias sociais possam ajudar sua empresa a crescer, não tenha as mesmas como seu único canal de marketing, especialmente no futuro.