Em um tempo onde mais negócios são realizados na internet do que nunca, seu website é uma grade parte de sua empresa. Ter um site hoje em dia não é uma escolha, é um “must-have”.
Nesse artigo, contém 11 erros de web design que custam caro as empresas, muitas das vezes exigindo que as mesmas redesenhem todo o site (dobrando suas despesas) ou perdendo tráfego e clientes diariamente até que reconheçam que precisam repensar seu design.
Então vamos aos erros.
1. Falta de consistência
A consistência é fundamental em um web design. Um site que não possui consistência pode ser confuso, parecer pouco profissional e ter uma classificação mais baixa nos mecanismos de pesquisa.
Alguns dos componentes mais importantes que precisam permanecer consistentes são suas fontes, cores e formas.
Cada página do seu site deve ter um design e elementos de marca semelhantes. Com toda a certeza, para uma marca online, toda a experiência da sua empresa dever ser consistente (no seu site, nas mídias sociais e até nos seus e-mails).
Evite muita variação de imagens, tipos de fonte e temas. Escolha uma logo, um tema, um tipo de fonte e siga a risca.
2. Layout com design ruim
Um site com um design ruim dificultará o acesso dos seus clientes em potencial.
Evite textos ilegíveis e tente ao máximo deixar seu site visualmente interessante para reter visitantes.
Entre agora no seu site! Quer visitar mais páginas dele? Para ter certeza, compartilhe o mesmo com seus amigos e colegas para obter um feedback.
3. Falta de títulos e subtítulos
Os títulos capturam a atenção dos leitores e os subtítulos a mantêm.
Um site que usa esses elementos de maneira ineficaz ou não os utiliza de maneira alguma está em séria desvantagem quando se trata do ranking dos mecanismos de pesquisa (SEO) e da organização do site.
Os títulos e subtítulos dividem e resumem o conteúdo, facilitando a leitura para os usuários.
4. Páginas desatualizadas
Nada é mais vergonhoso para as pessoas que visitam seu site do que páginas que estão obviamente desatualizadas ou com erros. Além de afastar clientes em potencial, essas página refletem terrivelmente o desinteresse da sua empresa ao que se refere a imagem.
5. Esquecendo o celular (e outros dispositivos)
Hoje em dia, a maioria esmagadora das consultas de pesquisa e acessos são feitas por usuários que consomem seu conteúdo diário em dispositivos móveis. É um grande erro ignorar a aparência e a usabilidade do seu site em dispositivos móveis.
Além disso, existem muitos formatos de smartphones, tablets e telas em geral. Você deve pensar nisso no planejamento e no desenvolvimento do seu site.
E é por isso que seu site DEVE ser responsivo, permitindo que seja visitado adequadamente por todos os seus clientes em potencial.
O layout responsivo já é obrigatório há uma década. Mas o que está mais em foco agora é o design para dispositivos móveis. Sempre dando atenção a usabilidade.
6. Navegação e interface ruins
Uma navegação complicada interrompe o tráfego e elementos confusos, como formulários complexos, são uma ótima maneira de aumentar sua taxa de rejeição.
Seu site deve ser um caminho limpo para levar seu cliente do ponto A ao ponto B, assim gerando até uma conversão.
Para melhorar a jornada do usuário, você pode focar no UX (User Experience) e na UI (Interface do usuário), que o ajudarão a criar um design que facilite a navegação e deixe mais confortável a visita do usuário.
7. Sobrecarga de informação
Um site confuso que tenta dizer muitas coisas ao mesmo tempo, cansa os visitantes. A mensagem do seu site deve ser direta e clara.
Se o usuário se sentir confuso nos primeiros 5 segundos após entrar no site, ele fechará a janela e seguirá para outras tarefas.
Os visitantes de um site demoram alguns segundos para decidir se desejam continuar navegando nesse site ou não. Isso faz com que muitas empresas coloquem muitas informações na primeira seção do site. Pense assim, se o conteúdo direto na primeira seção do site conseguir chamar a atenção do usuário, eles continuarão rolando para descobrir o que você tem mais a dizer. Se for algo assustador devido a um design desorganizado e muito texto, eles desistirão de navegar e fecharão a janela.
Mas ao mesmo tempo, cuidado com o minimalismo abusivo. Se você colocar somente um pouco de informação, isso causará o mesmo impacto no usuário e acontecerá a mesma coisa. Não espere que os visitantes do seu site usem a imaginação para entender o que você está tentando dizer.
8. Links quebrados
Links que não funcionam enfurecem os usuários, fazendo com que a imagem da sua empresa fique ruim e atrapalhe seu SEO. Todo mundo já passou por isso, e no ponto de vista de um usuário, não é nada agradável.
Quanto mais links e páginas você tiver em seu site, mais frequentemente você deverá verificar se os mesmo funcionam, pois um “404 Página Não Encontrada” pode ser um motivo de perda de clientes.
Além disso, essa verificação de links permitirá testar vários caminhos do usuário e garantir sua simplicidade e usabilidade.
9. Ignorando SEO durante o processo de design
A otimização de mecanismo de busca é parte integrante de qualquer estratégia e planejamento na hora de criar um site e deve ser levada em consideração durante o processo de design e desenvolvimento, e não depois.
A disputa pelo topo do ranking do Google é altamente competitiva, e páginas web com o melhor SEO subirão nessa lista com muito mais facilidade.
E não apenas isso, mas voltar e atualizar tudo para obter melhor visibilidade da marca pode ser um processo bem caro e tedioso.
Uma das melhores práticas é realizar uma análise semântica, que permite criar a estrutura em modo de árvore do seu site, levando em consideração as palavras-chave, links e assim melhorar sem SEO.
10. Conteúdo incorreto
Internet é conteúdo. Simples assim.
O item mais importante do seu site é o conteúdo.
O conteúdo deve ser simples e conciso. Contrate redatores para gerar o conteúdo da sua empresa, para que a mensagem do seu site seja fluído e adequado para qualquer página.
E a última dica sobre isso. Conteúdo duplicado não é bom para a marca e é desastroso para o SEO. O Google penaliza sites com conteúdo duplicado.